sistema esqueletico
O esqueleto O Esqueleto é o suporte do corpo, uma armação articulada que permite ao homem realizar movimentos complexos e manter-se ereto. É composto por 206 ossos e são tecidos vivos.
O esqueleto possui 5 funções.
1. Suporte
2. Proteção
3. Movimento
4. Armazenamento
5. Produção Composição dos ossos:
Os ossos são um tipo de tecido conjuntivo e possuem uma matriz de fibras e uma substância fundamental. As fibras de colágeno são responsáveis pela elasticidade do osso quando este sofre uma tensão e os sais de cálcio depositados na matriz impedem a fratura.
*Uma característica única do ossos é que a substância fundamental é calcificada e por isso rígida.
Células ósseas:
Osteoblastos: Responsáveis pelo desenvolvimento ósseo a partir da matriz cartilaginosa. Secreta componentes da matriz orgânica, ou seja, da substância fundamental. Isso não só ocorre na formação como também na remodelagem e reparação.
Osteoclástos: estas células são responsáveis pela reabsorção do osso. Isso ocorre pela liberação de enzimas que digerem a proteína do osso e quebram os sais de cálcio. Os osteoclástos determinam a resistência e o tamanho dos ossos evitando que eles se tornem demasiadamente grossos e pesados.
*Um osso fraturado e cicatrizado irregularmente será retificado em alguns anos.
Osteócitos: Estão envolvidos na manutenção da matriz óssea e participam da reabsorção.
O osteócito maduro não mais participa da formação da matriz óssea. Sais de cálcio: São depositados nesta matriz orgânica dando ao osso sua propriedade de rigidez. Para que estes sais de cálcio sejam depositados, antes é necessário que eles se combinem com o fosfato, produzindo o fosfato de cálcio, que depois se converterá lentamente em Hidoxiapatita. Regulação da deposição:
A deposição pelos osteoblastos é regulada parcialmente pela pressão exercida sobre os ossos, ou seja, quanto maior a pressão, maior a deposição. As