determinação de cations metalicos em solução
Departamento de Engenharias e Ciência da Computação
Curso de Engenharia Mecânica
Disciplina: Química Geral Experimental I
Determinação de cátions metálicos em solução
Alunos:
Alex Kleinubing
Igor Copetti
Kelvim Melo
Professora: Juliane Froncheti de Moura
Santo Ângelo, 12 de maio de 2015.
1 – OBJETIVO
Identificar cátions metálicos presentes em soluções tais como: Cobre, Ferro, Níquel e chumbo.
2 – INTRODUÇÃO
A importância da análise de cátions é a identificação dos elementos ou íons que constituem uma substância. Quando temos uma amostra desconhecida, a primeira exigência é, geralmente, determinar quais as substâncias que nela estão presentes. Este problema pode ser encontrado, em alguns casos, na forma modificada de identificarem-se as impurezas presentes numa amostra ou, talvez, de confirmar-se a ausência de algumas impurezas especificadas. A resolução destes problemas está no domínio da análise química qualitativa. Os métodos descritos para análise de cátions são sistemáticos, os cátions são classificados em cinco grupos, tomando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes. Pelo emprego sistemático desses assim chamados reagentes de grupo (que são específicos de cada grupo), podemos tirar conclusões sobre a presença ou ausência de grupos de cátions e também separar tais conjuntos para uma analise posterior.
Grupo I: Os cátions deste grupo formam precipitado com ácido. Clorídrico diluído.
Grupo II: Os cátions deste grupo não reagem com ácido clorídrico, mas formam precipitado com ácido Sulfídrico em meio ácido mineral diluído.
Grupo III: Os cátions deste grupo não reagem nem com ácido Clorídrico nem com ácido Sulfídrico em meio acido mineral diluído.
Grupo IV: Os cátions deste grupo não reagem nem com reagente do grupo I, nem do II, nem do III. Eles formam precipitado com carbonato de amônio na presença de cloreto de