Prática numero 01 - Determinação dos metais do 1˚ grupo de cátions
Materiais usados:
-Tudo de centrífuga
- Centrífuga
- pipeta
- pera
- Becker
- bico de bunssen
- fósforo
- pinça
- Papel tornassol
- bastão de vidro
- tubo de ensaio
Reagentes:
- Ag+ (prata)
- Pb+2 (chumbo)
- Hg2+2 (mercuroso)
- HCl (ácido clorídrico) diluído
- H2O (água)
- K2CrO4 (cromato de potássio)
- NH4OH (hidróxido de amonio)
- NaOH (hidróxido de sódio)
- HNO3 (ácido nítrico)
- KI (iodeto de potássio)
- Água régia
- SnCl2 (cloreto estanoso)
Metodologia
Prática 1: identificação dos cátions Prata (Ag+); Chumbo (Pm+2) e mercuroso (Hg2+2) na solução
Prata:
Pertence ao grupo Ib da Tabela Periódica. sua camada eletrônica externa possui uma estrutura 3d10, 4s1 e pode atuar em seus compostos com estados de oxidação (I), (II), e (III). É um metal nobre de cor branca brilhante, relativamente mole, e é o melhor condutor do calor e da eletricidade.
Chumbo:
Pertence ao Grupo IV B da Tabela Periódica e por ser o último de grupo, tem um caráter metálico mas pronunciado que o germânio e estanho. É um metal de cor branco-azulado e brilho metálico, muito denso e baixo ponto de fusão, funde a 328 °C. Os estados de oxidação do chumbo são +2 e +4. Ordinariamente o Pb tem número de oxidação +2 em seus compostos. Este é sempre o caso em análise qualitativa. Porém, Pb pode também existir no estado +4.
Mercúrio:
O mercurio é um metal branco prateado, líquido nas temperaturas normais. Pertence ao grupo II B da tabela periódica. Não é atacado pelo ácido súlfurico 2m, mas reage prontamente com o ácido nítrico. Os dois íons mercúrio (I) e mercúrio (II) apresentam comportamento completamente diverso em relação aos reagentes usados em análise qualitativa, sendo portanto classificados em dois grupos distintos. Os íons mercúrio (I) pertencem ao primeiro grupo de cátions, os íons mercúrio (II) são classificados no segundo grupo de cátions.
Procedimento: 1)