Determinação de calculos de trigliceridos
Egas Moniz - Coop. de Ensino Superior, CRL / Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
Campus Universitário - Quinta da Granja 2829-511 Monte Caparica
Resumo
Neste trabalho experimental realizou-se uma titulação espectrofotométrica, a fim de determinar a quantidade de ferro existente num comprimido de ferro Gradumet.
Para isso, foi necessário aferir o EDTA com uma solução de CaSO4.2H2O. A concentração exacta de EDTA dada foi de (0.0101 ± 0.00008489) M. Recorreu-se ao indicador Negro de Eriócromo T (NET). Para procedermos à determinação da quantidade de ferro no comprimido, foi necessário efectuar a dissolução da amostra e posterior oxidação do Fe (II) a Fe (III), com água ultrapura e ácido nítrico, levando à ebulição.
Antes de realizar a última titulação, preparou-se um branco, a fim de visualizar a cor do ponto de equivalência. Por fim, realizou-se a titulação espectrofotométrica, em que se mediu a absorvância da solução de ferro + ácido sulfossalicílico (indicador utilizado), a diferentes concentrações de EDTA, com a ajuda de um espectrofotómetro.
A partir do número de moles de EDTA (que obtivemos a partir da sua concentração), foi possível saber o número de moles de ferro, uma vez que n EDTA = n Fe 3+. Este valor foi dado pela intersecção das duas rectas, obtidas por regressão linear, a partir dos valores de volume de EDTA e as respectivas absorvâncias corrigidas. O valor obtido para a massa de ferro presente no comprimido Gradumet foi de 110,4 (± 0,9826) mg.
Palavras-Chave: complexometria, ferro, titulação espectrofotométrica
1. Introdução
Complexação é o processo de formação do ião complexo que consiste numa reacção entre catião metálico que se liga directamente a um grupo de moléculas neutras ou iões, sendo o nº de ligações simples independente superior ao estado de oxidação do metal. A ligação