Expressionismo e Abstrato
Foram apenas algumas gotas de tinta caídas no chão enquanto pintava um quadro que mudaram sensivelmente a forma de Pollock e de muitos outras pessoas verem a arte, começou a pintar e forma completamente abstrata, sem utilizar pincéis e cavaletes. Deixava as telas no chão ou na parede e com o auxílio de paus ou facas jogava a tinta na tela manipulando as linhas e a intensidade de seus traços. Essa técnica conhecida posteriormente como dripping (gotejamento) levou Pollock e suas pinturas a um patamar nunca alcançado antes por um artista americano. Respingando a tinta na tela ele criava efeitos impressionantes, possuía uma harmonia entre os traços e um domínio sobre os pontos que caracterizam sua arte como o ápice da action painting.
Muito se fala da necessidade que o governo americano via em divulgar uma arte típica, visto que existe uma prevalência dos artistas europeus e principalmente pela influência positiva que essa divulgação causaria em tempos da Guerra Fria, portanto muitos criticam a arte de Pollock como se fosse uma arte supervalorizada. Mesmo considerando-se um apoio do governo na divulgação da sua arte, não se pode descartar a genialidade de Pollock, um artista que conseguiu enxergar além dos padrões tradicionais de pintura e fazer obras relativamente simples porém que possuem uma enorme gama de expressões que dificilmente são mostradas com tanta facilidade.
O filme é brilhante ao mostrar Pollock de um jeito cru, apesar de Ed Harris interpretar o artista e dirigir o filme ele os faz de forma limpa,