Resumo expressionismo abstrato
Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Em resumo, foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.
.............................................................................................................................................
EXPRESSIONISMO ABSTRATO
Início do Movimento: * Nos Estados Unidos entre o final da Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria.
Na década de 1930, muitos pintores europeus famosos mudaram-se para os Estados Unidos entre eles Max Ernst, Hans Hofmann, Fernand Léger, André Masson, Piet Mondrian. Esses artistas fixaram-se em Nova Iorque e influenciaram muitos jovens pintores norte-americanos.
O expressionismo abstrato era, de certa forma, bastante coerente com a política norte-americana do pós-guerra e da guerra fria. O governo dos EUA investiu no expressionismo abstrato com o intuito de exportar uma arte norte-americana para o mundo.
A arte norte-americana, neste momento passava por um período de confusão e incerteza. As calamidades sociais e políticas geradas pela guerra afetaram profundamente os jovens artistas europeus e americanos. Os artistas buscavam urgentemente um novo enfoque para resolver o que parecia ser uma crise de temática nas artes.
Adoph Gottlieb : "A situação era tão ruim que me sentia impelido a experimentar qualquer coisa absurda que aparecesse pela frente".
Robert Motherwell afirmou ainda: "Precisávamos de uma experiência sensitiva: intensa, imediata, direta, sutil, unificada, cálida, vívida, rítmica".
Eles, assim como seus colegas, estavam se aproximando de uma estética que repudiava a hegemonia do intelecto e que permitiria ao artista uma