Determinação de açucares redutores
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Relatório da aula prática de Química Orgânica Biológica
Experimento 2
DETERMINAÇÃO DE AÇÚCARES REDUTORES
Florianópolis, setembro de 2013.
Sumário
RESUMO
Por meio dessa experiência foi observada a quantidade de açucares redutores presentes no mel. Os dados utilizados foram obtidos pela comparação do mel com diferentes concentrações de glicose em um fotocolorimetro. A partir do resultado mostrado pelo aparelho calculou-se a concentração de açucares redutores no mel que foi de 68,3µg/ml. Com esse valor concluímos que o mel utilizado era de boa qualidade, pois a concentração de açucares redutores se encontrava na faixa entre 60 e 80 µg/ml.
1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
De acordo com o site o mel é definido como um alimento natural líquido viscoso e adocicado produzido pelas abelhas melíferas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento durante o inverno. Além de ser utilizado como adoçante natural, o mel sempre foi reconhecido como sendo um alimento terapêutico devido às inúmeras substâncias contidas no mesmo que possuem propriedades excepcionais.
O mel é constituído, na sua maior parte (cerca de 75%) por açúcares naturais que são fontes de energia, é também composto por água (cerca de 17%), por vitaminas B1, B2, B6, C, D e E, os quais são responsáveis pela transformação dos nutrientes em energia) e por sais minerais essenciais à saúde como cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros. Além disso, o Mel é composto por cerca de metade dos aminoácidos existentes, por enzimas como glucose e oxidase, por ácidos orgânicos como ácido acético, ácido cítrico, entre outros e ainda contém um teor considerável