Revolução Industrial
O trabalho artesanal era desenvolvido sem divisão do trabalho e o artesão era responsável pela mercadoria de toda a produção. A manufatura veio depois com a característica da técnica manual com um maior numero de trabalhadores. Essa produção foi alterada pelo uso de maquinas a vapor desenvolvendo a industria têxtil.
As maquinas a vapor também impulsionaram os meios de transporte como a locomotiva e navio, trazendo uma melhoria para transporte de pessoas e de mercadorias.
Essa revolução ocorreu primeiramente na Inglaterra por alguns motivos como a supremacia do parlamento sobre a monarquia que possibilitou a burguesia uma maior participação nas decisões governamentais, outro motivo foi a disponibilidade da mão de obra.
Durante a revolução ocorreu os cercamentos onde a burguesia e os nobres expulsavam os camponeses de suas terras para fazer a criação de ovelhas que acabou trazendo um intenso êxodo rural.
O desenvolvimento da industria ocorreu graças a matéria prima necessária na região, como carvão, lã e algodão. A Inglaterra tinha grande poder no comercio mundial da época.
Para ter um aumento na produção criaram varias etapas na industria e cada operário tinha uma função única. A revolução trouxe duas classes sociais os empresários que eram os proprietários do capital investido na industria, e os proletariados que trabalhavam nas fabricas em troca de salários.
Segunda revolução industrial (segunda metade do sec 19)
Houve uma expansão da atividade industrial para outros países da Europa, Ásia e America com a descoberta de novas fontes de energia e varias novas tecnologias que trouxeram a fabricação em série e um rigor ainda maior na divisão do trabalho.
Na segunda revolução invenções contribuíram para a evolução como o dínamo, o processo de Bessemer, telegrafo, telefone e radio foram algumas delas, muitas industrias se desenvolveram por causa dessas invenções, a siderúrgica é uma delas.
Os países