determinação de agua em solidos
Centro de Formação de Professores
Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza
Curso de Química
Disciplina: Química Analítica Quantitativa
Período: 2013.2
Atividade: Prática (Gravimetria)
Professor: José Gorete P. Lacerda
Assunto: Determinação de água em sólidos (Método indireto).
Forma de água em sólidos. Uma enorme variedade de substanciais sólidas encontradas na natureza contém água ou os elementos que a formam. A quantidade de água nos sólidos é variável e depende da umidade e temperatura do ambiente e do seu estado de subdivisão. A distinção entre os vários modos pelos quais a água pode ser retida por um sólido é de muita importância, pois não necessariamente ela será retida por um mesmo tipo de ligação. Por exemplo, Ca(OH)2 pode possuir água de adsorvida em sua superfície (água de adsorção), como também produz água ao se decompor sob ação do calor (água de constituição). Basicamente os sólidos podem conter dois tipos de água: a Não-Essencial e a Essencial.
Água Não-Essencial.
A caracterização química do sólido independe deste tipo de água. Devem ser considerados sob este grupo os seguintes casos:
Água de adsorção
É água retida sobre a superfície dos sólidos, quando estes estão em contato com um ambiente úmido. A quantidade de água adsorvida dependerá da temperatura e da superfície especifica do sólido. Quanto mais finamente dividido este se apresentar, maior será a quantidade de água adsorvida. Esta, por sua vez, está em equilíbrio com o ambiente.
A quantidade deste tipo de água no sólido aumenta com o aumento da pressão de vapor da água no ambiente e diminui com o aumento da temperatura. Calor + H2O(ads) ↔ H2O(vapor).
A determinação quantitativa da água adsorvida é feita pelo aquecimento do sólido,em estufa, a 105 – 1100 C, até peso constante.
Este é um fenômeno geral, observado em todos os sólidos em maior ou menor proporção.
Água de absorção
Ocorre em