determinação de água em sólidos
Curso de Química
DETERMINAÇÃO DE ÁGUA EM SÓLIDOS
Disciplina: Química Analítica Quantitativa
São João da Boa Vista - SP
Março de 2010
DETERMINAÇÃO DE ÁGUA EM SÓLIDOS
RESUMO
Neste experimento, utilizamos o método gravimétrico indireto que consiste em volatilizar o constituinte desejado presente em uma amostra através do aquecimento para determinarmos a massa do resíduo após o processo, calculando o teor do componente volátil a partir da perda de massa sofrida pela amostra.
INTRODUÇÃO
Grande parte das substâncias sólidas existentes contém água quimicamente ligada ou presente como contaminante oriundo da atmosfera ou da solução em que a substância se formou. O teor de água varia dependendo da umidade e temperatura do ambiente e do seu estado de subdivisão. Há vários modos pelas quais a água pode ser retida por um sólido, pois não necessariamente ela será retida por um mesmo tipo de ligação.
Os sólidos podem conter dois tipos de água: a não-essencial, onde a caracterização química do sólido independe deste tipo de água, formada pelos seguintes casos: água de adsorção, água de absorção e água de oclusão; e a água essencial, que é a água existente como parte integral da composição molecular ou da estrutura cristalina de um sólido, sendo seus subgrupos: água de constituição e água de hidratação que é o caso do nosso experimento.
A água de hidratação ocorre em vários sólidos formando os hidratos cristalinos (compostos que contém água de cristalização). A água está ligada a estes sólidos mediante ligações de coordenação covalentes que são mais fracas que as eletrostáticas, por isso a água de cristalização é facilmente eliminada destes compostos pela ação do calor.
O sulfato de cobre penta hidratado quando aquecido passa da cor azul para uma coloração branca, devido a perda de água (desidratação). Através da perda de massa sofrida pela