Determinação da quantidade de álcool na gasolina
Laboratório de Química – FATEC
Disciplina de Química Geral/Orgânica
Professor Doutor Renato Roveratti
Nome: Henrique Lima de Miranda
Nome: Larissa Raymundo
Nome: Nathália Torres Corrêa
Piracicaba, 22 de março de 2011
Introdução
Compostos orgânicos, isto é, formados de carbono e hidrogênio apresentam ligações covalentes predominantemente, esta ligação faz com que a molécula seja apolar.
A água (H2O) apresenta-se como uma molécula polar, portanto é impossível a mistura de gasolina (composto orgânico) com água.
Entretanto, no Brasil a gasolina não é 100 % pura, ela contém um determinado volume de álcool em sua composição.
O Etanol C2H5OH é uma molécula polar, pois, além da parte orgânica ainda existe uma hidroxila ligada ao carbono o que explica porque a molécula de etanol é polar, pois um composto orgânico quando apresentar um átomo diferente de hidrogênio ou carbono será polar.
É por isso que o álcool dissolve-se na água, pois ambas as moléculas são polares e substâncias polares tendem a dissolver moléculas polares.
O composto NaCl, isto é, cloreto de sódio apresenta ligação iônica pois neste caso não há um compartilhamento de elétrons como em uma ligação covalente. O Sódio (Na) tende a doar um elétron, já o Cloro (Cl) tende a receber um elétron, portanto, a ligação torna-se iônica.
Quando adicionada uma solução de NaCl em água, aumenta-se ainda mais a polaridade do solvente, que neste caso, é a água, pois a água já é polar e quando contêm NaCl, que se dissociam em íons Na+ e Cl-, a polaridade aumenta ainda mais.
Assim o etanol tende a se juntar com a solução aquosa de cloreto de sódio e consequentemente se separa da gasolina, formando uma solução de duas fases sendo a primeira, gasolina e a segunda água, cloreto de sódio e etanol.
Estrutura do etanol: Sendo:
..........H..... H..............