Determinação do teor de álcool na gasolina comercial
Está experiência tem como objetivo determinar a quantidade de álcool misturada na gasolina, por meio de adição de água destilada, em uma proveta contendo gasolina, para verificar a porcentagem de álcool contida na gasolina. Para a realização do experimento foram utilizados métodos como: extração (método no qual se agita a água com a gasolina), assim misturando as substâncias com densidades próximas, e decantação (método onde usa-se um funil para extrair uma solução aquosa), no caso, uma solução de água e álcool que foi separada da gasolina. Todas as experiências foram realizadas no laboratório de Química da faculdade, com a inspeção e orientação do professor.
Palavras-chaves: Extração; Decantação; Gasolina; Álcool.
01 INTRODUÇÃO
Por meio da destilação e do refinamento do petróleo, obtêm-se várias substâncias de grande importância econômica, como querosene, óleo diesel, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), etc. [1]. Porém, a fração do petróleo que apresenta maior valor comercial é a gasolina, usada nos automóveis, que será o objeto de estudos deste relatório.
Neste experimento buscamos descobrir e mostrar o nível de álcool (etanol) na gasolina, sem modificações ou adulterações, pois é comum a prática de misturar álcool com gasolina em postos de combustível, para que o posto tenha um lucro maior em virtude do baixo custo do álcool comparando com a gasolina.
Para tal juntamos a gasolina com água destilada e cloreto de sódio em um funil para que posteriormente ocorra a separação da gasolina com o etanol, possibilitando assim a medição da quantidade deste no combustível.
Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool.
O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. [2]
Propriedades físicas e conceitos químicos foram utilizados para que fossem explicados os