Serviço social e ética
IDENTIFICAÇÃO: TURMA BOM JESUS: TEMA: SERVIÇO SOCIAL E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL:UM ESTUDO SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL PÓS CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 NO BRASIL CAPITULOS:
1 – NOTAS SOBRE A PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE
2 – A PRÁTICA PROFISSIONAL E AS POLITICAS SOCIAIS: UMA ANALISE SOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES DA CIDADANIA
CATEGORIAS: PROJETO ÉTICO POLITICO; COMPETENCIA PROFISSIONAL; DIREITOS SOCIAIS OBJETIVOS: GERAL: ANALISAR A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NO CONTEXTO DAS POLITICAS SOCIAS APREEENDENDO AS DETERMINAÇÕES DA COMPETENCIA PROFISSIONAL. A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. ESPECIFICOS: 1- APREENDER AS DETERMINAÇÕES QUE OFERECEM VISIBILIDADE À COMPETENCIA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL 2- COMPREENDER AS POLITICAS SOCIAIS COMO CAMPO DE INTERVENÇÃO PARA O ASSISTENTE SOCIAL NOS RUMOS DA CIDADANIA
QUADRO TEORICO:
Aprender os significados da competência profissional do Assistente Social, analisando as atribuições profissionais que lhe compete pós Constituição de 88, terá como relevância compreender o percurso da profissão na trajetória do Projeto Ético Político que a determina. Assim sendo, entender a cidadania como pressuposto à prática profissional, revelará a necessidade de estudar atentamente a constituição dos direitos sociais na sociedade brasileira.
A autora Ana Elizabete Mota em “As dimensões da prática profissional” aborda questões relevantes para o exercício profissional, levando em consideração que a prática do assistente social se dá em meio a condições reveladoras de relações/posições de confronto, conflito e heterogeneidade política.
O serviço social intervém em casos que mostram claramente as imensas desigualdades sociais geradas pelo próprio capitalismo, podendo através de um plano prático operativo dar respostas ao conjunto de situações apresentadas. Desta forma, a profissão