Determinação da pureza do Dicromato de Potássio utilizando gravimétria
Objetivo
Determinar o teor de pureza existente no sal Dicromato de Potássio anidro.
Introdução
A análise gravimétrica ou gravimetria baseia-se na transformação do componente a determinar num material de composição bem definida, isto é, o constituinte a dosear é separado dos outros constituintes da amostra, seguindo um processo conveniente e tratamento adequado (seco e/ou calcinado) sendo depois determinada a massa do constituinte que se encontra sob a forma de uma substância de composição fixa e conhecida.
A análise gravimétrica insere-se nos métodos de análise química que podem ser classificados em dois grandes grupos: métodos químicos e métodos instrumentais. Os métodos químicos envolvem reações químicas em combinação com manipulação de objetos de vidro e instrumentos simples.
A gravimetria é sempre precedida por uma análise qualitativa para determinar a composição da substância em estudo. A partir da amostra representativa homogénea, pesada com exatidão e dissolvida (em água, ácidos ou álcalis), separa-se um precipitado insolúvel com o auxílio de reagentes apropriados e específicos. Este precipitado é filtrado, lavado seco (sendo necessário também pode ser calcinado) e pesado. Com base na equação da reação, a partir do peso da amostra inicial e do peso do composto isolado, calcula-se a composição quantitativa da substância.
Procedimento Experimental
I. Zerar a balança com um béquer de 100 mL e pesar de 0,250 a 0,350 g de K2CrO4 e anotar a massa.
II. Pesar um papel de filtro e anotar sua massa.
III. Juntar 15 mL de água destilada ao béquer, agitar com o bastão de vidro até dissolver todo o sal.
IV. Com o auxílio da proveta junte 15 mL da solução de Pb(NO3)2, agite cuidadosamente e aqueça suavemente por cerca de 15 min.
V. Monte o papel de filtro no funil e filtre o precipitado obtido a com os cuidados e a técnica que será demonstrada.
VI. Lave