Determinação da densidade de sólidos, líquidos e teor de álcool na gasolina
CECEN _ Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
Disciplina: Química Experimental
Professora: Silvana Lourença de Meneses
Aluno: Tyron Silva Martins dos Santos
Determinação da densidade de sólidos, líquidos e teor de álcool na gasolina
São Luis/MA
Maio/2012
Objetivo
Analisar e calcular a densidade de um sólido irregular, e de identificar qual substância é a mais densa e menos densa. Além de averiguar o teor de álcool na gasolina.
Fundamentação Teórica
A densidade é umas das propriedades que caracterizam uma substância, onde é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica.
A densidade de uma substância é a massa por unidade de volume. Podemos achar a densidade pelo seguinte cálculo:
Densidade = massa Volume
Uma das formas de se caracterizar uma substância é através de sua densidade. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3) ou gramas por milímetro (g/mL). Vejamos a densidade de alguns compostos:
Substância
Densidade (g/cm3)
Água
1,001
Álcool etílico
0,789
Vinagre
1,049
É valido que a densidade dos sólidos nem sempre é maior que a dos líquidos e também as dos gases. Ou seja, para medirmos a densidade de um objeto qualquer precisamos saber a sua massa e volume, onde a massa pode ser medida por uma balança.
Assim, muitas vezes se encontra o termo "densidade verdadeira ou absoluta", quando a medida é feita no vácuo, portanto eliminando o efeito do empuxo do ar, e "densidade aparente" quando é feita no ar. A diferença é desprezível. Se uma certa massa de areia é colocada em uma proveta, a relação entre esta massa e o volume lido também é chamada de densidade aparente, pois é a densidade que "aparenta" ter areia. Não é a densidade real da substância areia, pois se conta no volume o ar