Relatório sobre densidade
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA: EXPERIMENTAÇÃO EM QUÍMICA
ALUNO: LUCAS SANTOS SOUSA CÓDIGO: 1216253
PROFESSOR (A): SILVANA
DENSIDADE DE LIQUIDOS E SÓLIDOS
SÃO LUIS - MA
12/10/2012
OBJETIVO
Realizou-se este experimento com o objetivo de caracterizarmos e identificarmos as substâncias sólidas e liquidas pelas suas densidades.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A densidade de qualquer substância pode ser obtida pela massa da mesma dividida pelo volume, ou seja, a proporção existente entre a massa de um corpo e o seu volume. Uma substância densa é aquela que contem uma grande quantidade de massa em um espaço pequeno de volume.
Obtém-se usualmente a densidade expressa em gramas por centímetros cúbicos (g/cm³) e em gramas por mililitros (g/ml).
A densidade varia-se de acordo com a temperatura e a pressão atmosférica. Quando se calcula a densidade de materiais que a 20ºC e 1atm, se encontram na fase líquida, basta medir a massa e o volume de uma porção do líquido e dividir pela grandeza da outra. Já quando o material se encontra na fase sólida nessas mesmas condições de temperatura e pressão, é necessário fazer o cálculo pelo princípio de Arquimedes que diz que a densidade de um corpo sólido pode ser definida como a relação entre a massa do corpo e a massa de um volume igual de um líquido, a densidade é relativa é característica de cada corpo e depende do elemento químico que compõe o corpo e a maneira como estes elementos estão arranjados. É necessário a utilização de balança analítica, picnômetro e densímetro para calcular a densidade de corpos sólidos.
A densidade de uma substância composta ou de uma mistura, é a média ponderada das densidades dos componentes desta mistura, calculada a partir das proporções (das concentrações), como por exemplo das porcentagens em massa de cada um dos componentes. Os fenômenos de interações entre os átomos, as moléculas e íons nas misturas, podem afetar estes cálculos, como