Relatório sobre densidade
Campinas
Março de 2013
Índice
1- Introdução .................................................................. 03
2- Objetivo ...................................................................... 04
3- Materiais e métodos ................................................... 05
4- Resultados e discussões ............................................ 07
5- Conclusão ................................................................... 08
6- Bibliografia .................................................................. 09
1- Introdução
A densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume, contudo caracterizamos uma substância através de sua densidade ².
A densidade é a razão entre sua massa e seu volume. Para sabermos a densidade, basta saber a massa de cada um e seus volumes, a densidade tem como unidade de medida kg/m³. Temos então a seguinte equação matemática¹. d= densidade/ m= massa/ v= volume. A densidade apresenta unidades de massa por unidades de volume, tais como g/ml, g/cm³, lb/ft³ ou mg/L ³.
De certa forma a densidade dos sólidos é superior a dos líquidos, que é superior a dos gases. Isto é conceituado, pela quantidade de massa em um pequeno volume, no caso dos sólidos sua integração maior deriva em uma densidade superior, pois suas moléculas são mais próximas umas às outras, em relação aos líquidos².
A densidade é uma propriedade específica de cada material, com ela podemos saber se há contaminação em algum alimento ou até mesmo saber distinguir materiais que podem ter aparência extremamente parecidas. Como por exemplo a Pirita que é uma pedra que tem uma cor dourada e brilhante como o ouro.
Se manuseada por um garimpeiro inexperiente, ele pode pensar ter encontrado ouro, quando na realidade é Pirita. Com o auxílio da densidade ele pode distinguir a Pirita do ouro, pois um