Teor de Álcool na Gasolina
ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
EMANUELY SCHINAIDER RODRIGUES
KARLA EFIGÊNIO DA CRUZ
LEANDRO CAMILLO
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
CURITIBA
2013
EMANUELY SCHINAIDER RODRIGUES
KARLA EFIGÊNIO DA CRUZ
LEANDRO CAMILLO
determinação do teor de álcool na gasolina
Relatório técnico apresentado na disciplina Química Orgânica I do Curso de Graduação em Licenciatura em Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial de avaliação referente a 1a Parcial.
Orientador: Prof. Neoli
Curitiba, fevereiro de 2013SUMÁRIO
1 Introdução
A utilização do petróleo como fonte de energia foi essencial para garantir o desenvolvimento industrial durante o século XX. Através da sua destilação fracionada, pode-se obter vários produtos derivados de grande importância econômica, mas a fração de petróleo que apresenta maior valor comercial é a gasolina, tipicamente uma mistura de hidrocarbonetos saturados que contém 5 a 8 átomos de carbono por molécula.(REVISTA QUÍMICA NA ESCOLA, 2002).
A fração da gasolina obtida por destilação direta do petróleo melhora-se por adição de compostos com alto número de octanos, por vez, é inteiramente substituída por estes combustíveis de melhor qualidade. Os alcanos de cadeia ramificada, os alcenos e os hidrocarbonetos aromáticos têm geralmente exelentes propriedades pelo que respeita a denotação, estes hidrocarbonetos obtêm-se dos hidrocarbonetos do petróleo por craque catalítico. Os alcanos altamente ramificados preparam-se por síntese a partir de alcenos e alcanos por alquilifação. (MORRISON.; BOYD, 1984).
Uma substância presente na gasolina merece uma atenção especial, o etanol, o seu principal objetivo é atuar como antidetodante, substituindo assim o chumbo tetraetila, que foi banido devido sua elevada toxicidade, a determinação no