DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE LÍQUIDOS ATRAVÉS DO DENSÍMETRO
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE LÍQUIDOS ATRAVÉS DO DENSÍMETRO
Belo Horizonte, 22 de maio de 2013
1- INTRODUÇÃO
A determinação da densidade é realizada segundo o princípio de Arquimedes, que diz que um corpo imerso em um líquido aparentemente perde peso em quantidade igual ao peso do líquido que desloca. Esse método permite a determinação da densidade de substâncias além de líquidas, sólidas, viscosas e pastosas. A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume.
Um densímetro permite determinar a densidade de um líquido com relação a uma calibração pré-definida, por exemplo, em gramas por centímetro cúbico (g/cm³). Existem várias maneiras de conceber este aparato, sendo que em uma das formas mais comuns se apresenta como um tubo de vidro longo fechado em ambas as extremidades. Este tubo é mais largo em sua parte inferior e possui uma gradação na parte mais estreita. Todo o aparato deve ser imerso em um recipiente cheio do líquido do qual se deseja conhecer a massa específica até que ele possa flutuar livremente. A leitura é realizada observando em que marca da gradação fica posicionada a superfície do líquido
2- OBJETIVO
A prática tem por objetivo determinar a densidade de líquidos com a utilização do densímetro e sua temperatura com a utilização do termômetro.
3- MATERIAIS E REAGENTES
Materiais
Proveta (500 ml)
Densímetro
Termômetro
Reagentes
Ácido Fórmico
Acetona
Éter etílico
Hexano
Solicilato de metilina
Etanol
Detergente
Água
4- PROCEDIMENTOS
4.1) Limpou-se a proveta (500 ml) com água e detergente;
4.2) Retirou-se a água localizada no fundo do recipiente despejando certa quantidade do reagente utilizado;
4.3) Despejou-se certa quantidade dos reagentes um em cada