apresentação célula
A.P.L.1.3- Identificação de uma substância e avaliação da sua pureza
Trabalho nº-------------
Carlos Coelho nº5
Cristina Monteiro nº6
Gil Fernandes nº-------
Trabalho realizado dia ------ em Vila Pouca de Aguiar
Objetivos
Os objetivos da realização desta atividade são aprendizagem da determinação e comparação dos valores obtidos no ponto de fusão de diversas substâncias, a determinação da densidade de alguns materiais usando vários métodos, a utilização de picnómetros e densímetros e também o uso do equipamento automático e tradicional. Teve ainda como objetivos a interpretação de representações gráficas de variação de temperatura em função do tempo, comparação de valores de densidade obtidos com valores tabelados para a determinação de pureza dos mesmos e, por fim, a determinação de pontos de fusão de diversos materiais através de diversos métodos.
Definições/Introdução
Densidade e ponto de fusão são chamadas constantes físicas e permitem identificar e reconhecer cada substância por entre outras. Cada substância é caracterizada por este conjunto de propriedades físicas e químicas. Os materiais que se encontram na Natureza, não são normalmente, substâncias puras, mas sim misturas de substâncias. Mesmo as substâncias ditas puras têm uma determinada percentagem de impurezas, que determinam o grau de pureza de uma amostra. A determinação das constantes físicas de uma amostra de substância poderá, pois, servir para identificar essa substância e avaliar o seu grau de pureza.
A densidade ou massa volúmica de uma substância é a massa existente em casa unidade de volume dessa substância. Representa-se pela letra grega ρ (lê-se ró), e o seu valor obtém-se pelo quociente entre a massa de uma amostra da substância em estudo e o seu respetivo volume. A densidade resolve-se pela seguinte fórmula: ρ= m/V
Mudanças de estado originam mudanças na densidade de uma dada substância,