ANALISE CRÍTICA: EM NOME DE DEUS
Baseado em fatos reais como se refere a própria história período marcado por uma forte influência da religião e das ideias defendidas pela igreja. Entre o final da Idade Média e o início da renascença quando o renascimento cultural ocorreu com um importante molde científico-filosófico.
Os protagonistas são: Abelard, famoso Filósofo e professor e Heloise, sobrinha do Cônego Fulbert muito bem educada com conhecimentos éticos da época. Abelard é um respeitado filósofo e professor universitário da Catedral de Notre Dame em Paris. Ele vive sobre os preceitos religiosos da castidade e obediência. Em seus ensinamentos faziam calorosos debates com seus alunos sobre temas religiosos e políticos. Era o começo de uma postura mais questionadora, mas sempre tendo a Igreja como a principal autoridade da época. Heloise uma linda moça, alegre, inteligente, foi educada em um convento na França, mesmo num ambiente conservador como um convento ela tinha uma postura questionadora e curiosa contestava os dogmas da Igreja e buscava uma compreensão mais racional dos fatos. Era uma exceção para os padrões de sua época, onde mulheres não recebiam educação.
Heloise e Abelard se destacam por estar à frente de sua época, ela era questionadora não aceitava as imposições da igreja nem o fato do seu tio enganar os fieis, e Abelard era revolucionário e polêmico com seus questionamentos filosóficos.
Fulbert o tio de Heloise era o cônego local. Suas atitudes eram contrárias ao que é tido como princípios da Igreja, ele vendia palhas dizendo que era da manjedoura de Cristo e que “se pudesse venderia a pele de Cristo”. Usava de sua condição religiosa para enganar fieis e satisfazer seus interesses econômicos.
Abelard se torna professor de Heloise, ambos se apaixonam e não conseguem resistir à paixão e passam a ter um romance secreto, se encontrando as escondidas. Eles estavam contrariando os costumes da sociedade que eram muito rigorosos, mas apesar disso