Determinação da constante de equilíbrio do ácido acético
1. Resumo do trabalho
Este trabalho experimental teve como objetivo a determinação da constante de equilíbrio do ácido acético a partir da relação entre o pH das soluções em função do .
Para tal preparam-se cinco soluções, com diferentes volumes das soluções iniciais de ácido acético e acetato de sódio, ambas a concentração de 0.1M. A leitura do pH de cada uma das soluções permitiu a construção de um gráfico que relaciona o pH das soluções em função do e assim determinar o pKa do ácido acético e, a partir deste, calcular a constante de equilíbrio deste.
Tendo em conta as condições experimentais, foi obtido para o ácido acético um pKa de 4.73 e um valor de Ka de .
2. Resultados
Após o cálculo do valor do de cada uma das soluções e medição dos respetivos pH obtiveram-se os resultados representados na tabela I.
3. Cálculos
Os resultados da tabela I foram representados graficamente como visível no gráfico I. Fazendo a regressão linear dos pontos obtidos no gráfico I obtém-se uma reta e respetiva equação (equação I), em que, a ordenada y corresponde ao pH, o x corresponde ao , o declive da reta assume o valor de 0.9767 e a ordenada na origem tem o valor de 4.73 e corresponde ao pKa do ácido acético. Substituindo e considerando, para efeitos de cálculo, o declive igual a 1, obtemos uma nova forma de apresentação da equação anterior (equação II), onde é possível observar que o pKa do ácido acético tem o valor de 4.73.
Sabendo-se o valor do pKa do ácido acético e com recurso à equação III obtêm-se um valor de Ka para o ácido acético de .
4. Conclusão e Crítica
A realização deste trabalho experimental permitiu a determinação da constante de equilíbrio do ácido acético a partir da variação de pH das soluções em função do log []/[]. O ácido acético é um ácido fraco que em meio aquoso