Determinação da concentração de ácido presente em suco de limão
“Determinação da concentração de ácido presente em suco de limão ”
Objetivo
Aprender a técnica de volumetria de neutralização para determinar a concentração de ácido (ou base) em uma solução.
Material e Métodos
Materiais
Os materiais utilizados foram erlenmeyer, béquer, pipeta volumétrica, proveta, bureta, pêra insufladora de ar, conta-gotas, tripé, mufa, garra para bureta, 100ml de solução de NaOH 0,1 mol/l, 2ml de suco de limão (puro), 20ml de água destilada e 3 gotas de solução de fenolftaleína.
Métodos
Iniciou-se o processo lavando a bureta, escoando o béquer e colocado a bureta na base. Fez-se o controle da titulação com a mão esquerda, abaixando a bureta para não pingar no operador. Em seguida transferiu-se 100 ml da solução de NaOH 0,1mol/L, para a bureta com o auxilio da proveta, quantificando o volume a partir da marca do zero. Em um béquer adicionou-se 2 ml de suco de limão com auxilio da pêra insufladora, transferindo-o para o elenmeyer. Adicionou-se 20 ml de água destilada para facilitar a visualização do ponto de equivalência e adicionou-se 3 gotas de solução de fenolftaleína e agitou-se. Colocou-se um papel toalha branco na base para facilitar a visualização. Em seguida, iniciou-se a titular o suco de limão até a mudança da coloração de incolor para a coloração rosa claro. Ao constatar-se a mudança de coloração, deu-se por finalizado o processo de titulação.
[pic] [pic]
Resultados e Discussão
Discussão
Durante o experimento, observou-se a reação química visível que ocorre quando, durante a titulação, a base (NAOH) entra em contanto com a fenolftaleína que foi acrescentada ao suco de limão, obtendo-se uma coloração rosa, determinando o ponto de equivalência entre a base e do ácido .
Tabela1 – Concentração molar da Base de NaOH
|Moles |Volume (L) |
|0,1 mol |1 L |
|0,001655