DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO CÍTRICO
CARACTERISTICAS DO ÁCIDO CÍTRICO
O ácido cítrico é um ácido orgânico tricarboxílico presente na maioria das frutas, sobretudo em cítricos como o limão e a laranja. Sua formula química é C6H8O7
As propriedades físicas do ácido cítrico estão resumidas na tabela ao lado. A acidez do ácido cítrico é devida aos três grupos carboxilas -COOH que podem perder um próton em soluções. Como conseqüência forma-se um íon citrato. Os citratos são bons controladores de pH de soluções ácidas.
Os íons citratos formam sais denominados citratos com muitos íons metálicos. O citrato de cálcio ou "sal amargo" é um importante citrato, que se utiliza geralmente na preservação e condimentação dos alimentos. Além disso, os citratos podem quelar íons metálicos, e utilizar como conservantes e suavizadores de água.
Na temperatura ambiente, o ácido cítrico é um pó cristalino branco. Pode existir na forma anidra (sem água), ou como monohidrato que contém uma molécula de água para cada molécula de ácido cítrico. A forma anidra se cristaliza em água quente, enquanto a forma monohidratada do ácido cítrico se cristaliza em água fria. O monohidrato pode ser convertido na forma anidra aquecendo-se acima de 74 °C.
Quimicamente, o ácido cítrico compartilha as características de outros ácidos carboxílicos. Quando aquecido acima de 175 °C, se decompõem produzindo dióxido de carbono e água.
A DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO CÍTRICO EM SUCOS DE FRUTAS
O ácido cítrico é um ácido que ocorre naturalmente, que, como está implícito no nome, é encontrada em todas as frutas cítricas.
O ácido cítrico é um componente natural e comum metabólito de plantas e animais. É o mais versátil e amplamente utilizado ácido orgânico em alimentos, bebidas, detergentes e produtos farmacêuticos. Devido à sua funcionalidade e aceitabilidade tal é utilizado em industrias.
Os ácidos orgânicos contidos nos alimentos influenciam muito da aceitação de um determinado alimento, já que modificam