Determinaçaõ de Dureza
A Dureza está diretamente ligada com a alcalinidade logo o a interação de carbonatos com os ácidos do refrigerante deve ser evitada. Mantendo íntegros esses compostos que tem ação antibacteriológica. Deve-se determinar a dureza em cada lote e verificar se não é excessiva.
A dureza total e definida como a soma das concentrações de cálcio e magnésio, ambas expressas como carbonato de cálcio, em miligramas por litro. O acido etilenodiaminotetracetico e seus sais sódicos (EDTA) formam complexos quelados solúveis com certos cátions metálicos. Uma solução contendo íons de cálcio e magnésio, com uma pequena quantidade do indicador negro de eriocromo T, em pH (10,0±0,1) torna-se púrpura. Titulando-se essa solução com EDTA, cálcio e magnésio serão quelados e uma viragem de cor púrpura a azul indicará o ponto final.
Material
Pipeta de 50 mL (ou balão volumétrico), pipeta de 2 mL, frasco Erlenmeyer de (250 e 500) mL, buretas de (10 e 25) mL e balões volumétricos de 250 e 1000 mL.
Reagentes
Solução -padrão de cálcio – Transfira, para um frasco Erlenmeyer de 500 mL, 1 g de carbonato de cálcio previamente aquecido a 105°C por 15 horas. Adicione, por meio de um funil,acido clorídrico diluído a 50%, aos poucos, ate dissolver todo o carbonato. Adicione 200 mL de água. Aqueça ate ebulição para eliminar todo gás carbônico. Esfrie, adicione duas gotas do indicador vermelho de metila e ajuste para cor alaranjada, adicionando hidróxido de amônio 3 M ou acido clorídrico 50%.Transfira a solução para um balão volumétrico de 1000 mL e complete o volume com água. Um mL desta solução equivale a 1 mg de carbonato de cálcio.
Solução-tampão – Dissolva 16,9 g de cloreto de amônio em 143 mL de hidróxido de amônio. Adicione 1,25 g do sal Mg-EDTA e dilua para 250 mL com água destilada.
Nota: Se o sal Mg-EDTA não for disponível, alternativamente, dissolva 1,179 g de EDTA dissódico e 780 mg de sulfato de magnésio (MgSO4.7H2O) ou 644 mg de cloreto de magnésio