Determinar o ponto de ebulição de solventes em indústrias farmacêuticas
Determinar o ponto de ebulição de solventes em indústrias farmacêuticas.
•Introdução:
O ponto de ebulição é a temperatura em que uma substancia passa do estado líquido para o estado gasoso. Isso ocorre quando há formação de bolhas de gás no interior de um líquido em aquecimento que começam a subir para a superfície de forma rápida e contínua. Por ser uma propriedade característica de uma substância, o PE é usado na identificação de líquidos. Em uma solução de substância pura, os processos de ebulição mantem-se em temperatura constante durante todo o processo; já em subsâncias impuras ocorre variação da temperatura do início ao fim do processo.
A acetona é um composto orgânico sintético incolor, de odor e sabor característicos. É uma substância volátil, facilmente inflamável e seu ponto de ebulição é de 56°C.
•Parte Experimental:
Materiais e reagentes:
1 capilar
[pic]
1 suporte universal [pic]
1 tripé com tela
[pic]
1 tubo de ensaio pequeno
[pic]
óleo de cozinha [pic]
1 gominha de borracha
[pic]
1 termômetro acetona P.A.
[pic]
Primeiro, utilizamos dois tubos, ambos fechados em uma das extremidades. Optamos pelo tubo capilar para o ponto de fusão comum de 10-110mm de comprimento e 1mm e um outro tubo de vidro mais largo.
Utilizando o tubo de vidro mais largo, colocamos uma pequena quantidade de acetona e introduzimos o tubo capilar mais fino, com a parte superior quase toda fechada e para cima. Depois colocamos o termômetro ligado ao tubo utilizando a goma de borracha e imergimos o mesmo no óleo de cozinha dentro do béquer.
Observamos um pequeno e devagar escape de bolhas de ar do tubo capilar. Quando se atinge o ponto de ebulição do líquido, temos um escape rápido e contínuo das bolhas.
Fazemos a leitura do termômetro (65º), quando houve corrente de bolhas de ar rápida e continua, emergindo do tubo capilar. Pode-se concluir então que o líquido atingiu seu ponto de ebulição.
•Resultados:
Temperatura