Experimental 7 8 10 E 14
Daniela nº18
Gabriela nº08
Laís nº12
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
MISTURAS HOMOGENIAS E HETERONEGENEAS
SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGENEAS
SEPARAÇÃO DE MISTURAS POR EXTRAÇÃO
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
Profª Mariana
Maio – 2015
1.Introdução
Etapa 1
Muitas substancias que utilizamos é encontrada na natureza misturadas a outras. Toda mistura é constituída por moléculas ou íons, pertencentes a substâncias diferentes. Sendo assim, houve a necessidade de criar procedimentos em que pudessem ter os isolamentos de substancias contidos nessas misturas. A mistura e considerada uma associação entre duas substâncias diferentes seja ela simples ou composta, onde não ocorre uma reação química entre elas. Essas misturas podem ser classificadas com homogêneas ou heterogêneas dependendo da substancias nelas envolvidas. As misturas homogêneas apresentam uma única fase, as substancias envolvidas não podem ser identificadas, pois possuem mesmas propriedades, sofrendo dissolução, onde suas características são iguais a todos os seus pontos.
Nas misturas heterogêneas os componentes não se misturam, pois não apresentam as mesmas propriedades de extensão. Logo sendo possível ver a olho nu ou com o auxilio de um microscópio. Normalmente as misturas heterogêneas apresentam duas ou mais fases.
Em uma separação podemos usar diversos métodos como, por exemplo, evaporação, filtração, decantação, destilação, destilação fracionada entre outros.
Etapa 2
Na natureza existem várias substancias que acabam nos fornecendo varias matérias primas para indústrias químicas, farmacêuticas, fonte de energia e alimentos que garantem a manutenção e a qualidade de nossas vidas. Porem e muito difícil encontrar substancias puras, sendo necessários então passar por um processo de separação e purificação depois.