JUDA SMO E ISLAMISMO
1. PRINCIPIOS BASICOS DO JUDAISMO
O Judaísmo:
-Proclama a existência de um só Deus.
-Reconhece a presença e revelação de Deus nos acontecimentos da história.
-Baseia-se na Aliança entre Deus e Israel, o povo eleito.
-Espera a vinda do Messias e a vida eterna.
Os judeus são monoteístas, isto é, acreditam na existência de um só Deus. A afirmação da crença no monoteísmo manifesta-se na profissão de fé, que se chama Shema.
FALAR ISSO:A palavra shema, significa ouve, escuta, e oriunda-se do hebráico. FALAR ISSO: O Judaísmo é a religião monoteísta que possui o menor número de adeptos no mundo, cerca de 12 a 15 milhões.
2. HISTÓRIA
A Bíblia é a referência para entendermos a história deste povo. De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1800 a.C, Abraão recebeu uma sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã (atual Palestina). Isaque, filho de Abraão, tem um filho chamado Jacó. Este luta , num certo dia, com um anjo de Deus e tem seu nome mudado para Israel. Os doze filhos de Jacó dão origem as doze tribos que formavam o povo judeu. Por volta de 1700 AC, o povo judeu migra para o Egito, porém são escravizados pelos faraós por aproximadamente 400 anos. A libertação do povo judeu ocorre por volta de 1300 AC. A fuga do Egito foi comandada por Moisés, que recebe as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficam peregrinando pelo deserto, até receber um sinal de Deus para voltarem para a terra prometida, Canaã. Jerusalém é transformada num centro religioso pelo rei Davi. Após o reinado de Salomão, filho de Davi, as tribos dividem-se em dois reinos : Reino de Israel e Reino de Judá. Neste momento de separação, aparece a crença da vinda de um messias que iria juntar o povo de Israel e restaurar o poder de Deus sobre o mundo. Em 721 a.C começa a diáspora judaica com a invasão babilônica. O imperador da Babilônia, após invadir o reino de Israel, destrói o templo de Jerusalém e deporta grande parte da população judaica.