Relatorio
CAMPUS DE PATOS DE MINAS
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA
EXPERIÊNCIA 01 –REATIVIDADE DE ALCANOS, ALCENOS E ALCINOS
EXPERIÊNCIA 02-DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE REFRAÇÃO DE LÍQUIDOS ORGÂNICOS
EXPERIÊNCIA 03 - O USO DO POLARÍMETRO
ALUNA:
ELIANE OLIVEIRA
2º PERÍODO
PATOS DE MINAS 07/12/2011
1-INTRODUÇÃO:
Na aula prática 01, foram testados a reatividade dos alcanos , alcenos e Alcinos com várias substâncias em solução para reagir com cada um destes compostos.
Alcanos:
Alcanos são hidrocarbonetos em que todas as ligações carbono-carbono são ligações simples.
Sua fórmula geral é CnH2n+2
Propriedades físicas:
1-Ponto de ebulição:
O ponto de ebulição dos alcanos não ramificados aumentam ao aumentar o número de átomos de carbono. Os isômeros que possuem cadeia ramificada apresentam ponto de ebulição menor.
2- Solubilidade:
Os alcanos são quase que totalmente insolúveis em água devido a sua baixa polaridade e a sua incapacidade de formar interações por pontes de hidrogênio. Os alcanos líquidos são miscíveis entre si e geralmente se dissolvem em solventes de baixa polaridade (solventes orgânicos: benzeno, tetracloreto de carbono, clorofórmio, acetona, éter, etc).
3- Ponto de fusão:
O ponto de fusão se eleva com o aumento do tamanho das moléculas. Em geral, alcanos ramificados possuem pontos de fusão mais baixos quando comparados a alcanos lineares.
Os alcanos estão entre os compostos orgânicos menos reativos frente aos reagentes comuns de laboratório; de fato seu outro nome, “parafinas”, deriva de expressão latina que significa que eles têm pouca afinidade por outros reagentes.
Não se deixe enganar pelo significado disto. Lembre-se que boa parte dos combustíveis (gás de fogão, gasolina, óleo diesel, querosene, etc.) é constituída por