Determinantes da produtividade
Produtividade
Produtividade é minimizar, cientificamente, o uso de recursos materiais, mão-de-obra, máquinas, equipamentos, etc., para reduzir custos de produção, expandir mercados, aumentar o número de empregados, lutar por aumentos reais de salários e pela melhoria do padrão de vida, no interesse comum do capital, do trabalho e dos consumidores. (HALLGREN & MESSIAS)
2- Determinantes da produtividade
Capital Físico: Os trabalhadores são mais produtivos se dispõem de ferramentas para trabalhar. O estoque de equipamentos e estruturas utilizadas na produção de bens e serviços são chamados de Capitais Físicos. Por exemplo: quando os marceneiros fabricam móveis, usam serrotes, tornos e brocas de perfurar. Uma maior quantidade de ferramentas permite que o trabalho seja realizado com maior rapidez e precisão. Ou seja, um trabalhador que tenha apenas ferramentas manuais fabricará menos móveis por semana do que outro que tenha equipamento de marcenaria sofisticado e especializado. Uma característica importante do capital é ser um fator de produção produzido, ou seja, o capital é um insumo do processo produtivo que foi, no passado, o produto de outro processo produtivo. O Capital é um fator de produção usado para produzir todos os tipos de bens e serviços, incluindo mais capital.
Capital Humano: Conhecimentos e habilidades adquiridos pelos trabalhadores através do ensino, do treinamento e da experiência. O capital humano inclui as habilidades adquiridas nos programas de primeira infância, nos ensinos fundamental e médio, na universidade e no treinamento no emprego para trabalhadores adultos. O capital humano é semelhante ao capital físico em muitos aspectos. Assim como o capital físico, o capital humano aumenta a capacidade da nação para a produção de bens e serviços. Da mesma forma que o capital físico, o capital humano é um fator de produção produzido. Produzir capital humano exige insumos sob a forma de professores, bibliotecas e