Determinando o calor específico do alumínio
Alumínio: Determinando o calor específico a partir de um método experimental.
Larissa Viticoski Pires (08040013)
Fernanda Cristina Ferreira
Gabriela Schwartzhaupt (08040018)
Mariane Alves Palacios (08040018)
Terrimar Pasqualetto (Administração 301)
Resumo: A realização do método experimental permitiu além de determinar o calor específico do alumínio à construção de um calorímetro próprio e atribuir uma capacidade térmica ao mesmo. Com a realização do experimento não foi possível chegar ao valor tabelado do calor especifico do alumínio, mas a um valor aproximado de 0,31 cal/ g°C, com imprecisão de 41%. O valor exato não pode ser encontrado não só pelo fato de o calorímetro não estar totalmente isolado, e por haver certo intervalo no momento em que a água era depositada no calorímetro e o mesmo isolado. Estes contrapontos, apesar de pequenos foram o suficiente para causar alteração no resultado final.
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo determinar o calor específico do alumínio a partir de um método experimental. Para encontrar o mesmo, sendo seu valor tabelado, precisa-se descobrir a capacidade térmica do calorímetro.
No primeiro artigo1 que se usou de base para iniciar o trabalho, o calorímetro era uma garrafa térmica e já se havia atribuído uma capacidade para a mesma, entretanto, o professor informou-nos que este valor se altera de acordo com as características de cada garrafa; então criamos o nosso próprio calorímetro, que teria a mesma finalidade da garrafa, ou seja, o isolamento térmico para um
1
O artigo da Universidade Católica de Brasília apresenta um roteiro experimental para determinar não somente o calor específico do alumínio como também o de outros materiais sólidos, como o cobre, o ferro dentre outros. O roteiro também informou que o experimento a ser realizado estava sujeito a erros e devido a isto, efetuou-se mudanças durante sua realização.
resultado mais preciso. Logo,