Relatório Fisica
Curso de Física
Disciplina: Física Experimental Básica
Relatório – Prática 9 – Capacidade Térmica e Calor Específico
Engenharia de Produção Mecânica
Alex Aquino Ouriques – 359630
Resumo
Calor específico e capacidade térmica são grandezas físicas que estão diretamente relacionadas com o grau de agitação entre as moléculas e as suas interações, com a capacidade de armazenamento de energia, condutividade térmica, entre várias outras relações. São elas as grandezas físicas responsáveis pela variação de temperatura dos corpos. A prática em questão consiste no calculo da capacidade calorífica do calorímetro e, diante do resultado, calculo do calor específico de várias substâncias. Foi utilizado do conceitos do chamado “equivalente em água”, para que determinasse a capacidade calorífica. Foi utilizado um calorímetro formado por um recipiente metálico, protegido por um isopor e um recipiente envolvente externo de plástico, além de inúmeros outros equipamentos, como um termômetro digital e um aquecedor elétrico de 110 v.
Objetivo
- Determinar a capacidade térmica de um calorímetro e, com o resultado disso, determinar o calor específico de vários sólidos.
Introdução e fundamentos
Antes de iniciar qualquer conceito sobre a capacidade térmica e calor específico, vale ressaltar os conceitos e as diferenças entre calor e temperatura. Calor é a energia térmica em trânsito, no qual esse trânsito é decorrente da diferença de temperatura entre os corpos, calor esse que sempre vai do corpo mais quente para o corpo mais frio. Por isso que em lugares frios sentimos frio, pois por estarmos com uma temperatura mais elevada que a do meio, perdemos calor para o meio. O mesmo acontece em lugares quentes, em que por estar com uma temperatura menos elevada que o meio, recebemos calor do mesmo e assim sentimos calor. A temperatura, por sua vez, é a grandeza que mede o grau de agitação das