Trabalho Processos II Brasagem
JUNDIAÍ – SP
NOME: RA:
NOME: RA:
NOME: RA:
Processo de Fabricação II
Brasagem
PROFESSOR FELIPE DE OLIVEIRA
Jundiaí – SP – 12/09/2015
Introdução
Brasagem é um processo térmico com o objetivo de proporcionar a junção ou revestimento de peças e materiais metálicos por meio um metal de adição em fusão, chamado meio de brasagem (sendo este um metal relativamente puro ou uma liga). Tal processo é realizado na maioria das vezes com o emprego de um meio fluxante (fluxo), à qual serve para eliminar possíveis impurezas. Diferentemente da soldagem, o material de adição ou de brasagem é diferente e tem um ponto de fusão mais baixo do que o material de base que está sendo brasado (o correspondente na brasagem ao soldado de soldagem). A temperatura de fusão do material de base não é atingida. Formas comerciais comuns do material de adição são arames, varetas, chapas, fitas, barras, pós, pastas ou ainda peças já conformadas.
A brasagem permite a junção de peças de metais completamente diferentes ou mesmo incompatíveis, como entre o titânio e o aço inoxidável.
Vamos falar sobre o processo de brasagem de alumínio:
Brasagem de alumínio é agora o processo preferido para a produção de automóvel, sua aplicação geralmente são em permutadores de calor, como radiadores, condensadores, evaporadores e aquecedores de núcleos.
Com boa resistência à corrosão, formabilidade e alta condutividade térmica a produção de alumínio um material ideal para a construção desses itens citados acima.
Brasagem de alumínio envolve a união de componentes com uma liga de brasagem, que é uma liga de alumínio (Al-Si) cujo ponto de fusão é sensivelmente inferior para um dos componentes. Este tipo de brasagem liga é geralmente colocado adjacente ou entre os componentes a serem unidos e o conjunto é então aquecido até uma temperatura à qual a liga de brasagem derrete, mas não os componentes. Em cima de arrefecimento, a liga de solda forma uma forte ligação. Em