Determinacao teor leite mg
Nesta prática o objetivo será determinar o teor do hidróxido de magnésio, Mg(OH)2, no leite de magnésia, o qual é uma suspensão coloidal de hidróxido de magnésio usada como antiácido e um laxante suave. Como todo medicamento a quantidade a ser ingerida é pequena (em miligrama ou micrograma), a este devem ser adicionadas outras substâncias inertes que irão aumentar o seu volume. O antiácido é utiliza quando ocorrem perturbações gástricas devido ao excesso de ácido estomacal (HCl), que no caso o Mg(OH)2 ao reagir com o HCl neutraliza o efeito do ácido. Para atingir o objetivo da aula é necessário efetuar uma retrotitulação, ou seja, como o hidróxido de magnésio é pouco solúvel em água, e a suspensão desta em água deve ser antes agitada, adiciona-se ácido a base em uma quantidade excessiva de modo que o excesso de ácido seja titulado com uma solução básica padrão.
Conclusão
Com base na fundamentação teórica e nos resultados obtidos nos experimentos individuais e coletivos percebe-se que o os valores encontrados são convergentes, uma vez que o teor de hidróxido de magnésio encontrado foi de 7,5% para ambos experimentadores, frente ao valor verdadeiro contido no rótulo de 8,0%, e também os valores de mg/15mL obtido foi 1124mg e de 1126 comparado a 1200mg. Logo o experimento apresentou certa precisão e exatidão, portanto é válido.
Referências
JEFFERY, G.H.; BASSET, J.; MENDHAM, J.; DENNEY, R.C. Vogel: Análise Química Quantitativa. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1992. 712 p.
MORITA, T.; ASSUMPÇÃO, R.M.V. Manual de Soluções, Reagentes & Solventes. 2.ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1976. 627 p.
PIMENTEL, G.C.;