Determina O PH
Dos ácidos temos sempre a ideia principal de serem corrosivos, e tomamos inúmeros cuidados ao manusear estes em laboratórios. Mas, nem todos são perigosos, necessitamos de alguns desses ácidos para nossa saúde, no entanto de uma forma em menor quantidade e diluídos. Como exemplo da utilização dos ácidos em nosso cotidiano seria o ácido acético, comumente conhecido como vinagre e o ácido cítrico do limão. São estes que dão sabor azedo aos alimentos.
As bases podem ser caracterizadas por mudar a coloração ao entrar em contato com indicadores ácido-base, neutralizar reações ácidas e ter um sabor amargo.
Usamos a escala do pH para diferenciar tanto as soluções mais ácidas, quanto as mais alcalinas. A maioria das soluções tem pH entre 0 e 14; quanto maior for o pH de uma solução, mais básica ela é; e quanto menor for o valor do pH, mais ácida é esta solução. O pH 7 significa uma neutra.
O objetivo desse trabalho é a determinação do pH do ácido acético, ácido clorídrico e do hidróxido de sódio, por meio da utilização das fitas indicadoras e do método potenciométrico. Liz, 2009.
MATERIAIS
Copo de béquer
Água destilada
Piceti
Ácido acético ()
Solução de HCl
Solução de NaOH
Papel toalha
Solução tampão
Peagâmetro
Fitas indicadoras
MÉTODOS
Em copo de béquer adicionou-se um pouco de ácido acético, com a fita indicadora determinou-se o pH deste. Em seguida houve a calibração do eletrodo presente no peagâmetro com as soluções tampão de pH 4 e 6,68, o qual foi seco posteriormente e iniciou-se a determinação do pH do ácido acético. Com as soluções de HCl e NaOH, também realizou-se o mesmo procedimento anteriormente descrito, com as fitas indicadoras e com o método potenciométrico.
RESULTADOS
Amostra pH obtido pelo método potenciométrico pH obtido pelas fitas indicadoras
Caráter (ácido/ base/ neutro)
Ácido acético ()
2,28
2
Ácido
Ácido clorídrico (HCl)
0,74
0
Ácido
Hidróxido de sódio (NaOH)
14,17
14