DETERMINA O DO N MERO DE MOLS DE G S CARB NICO LIBERADO POR UM ANTI CIDO EFERVESCENTE E SEU EFEITO SOBRE O pH
2306 palavras
10 páginas
1. INTRODUÇÃOEste relatório é relativo ao experimento seis "Determinação do número de mols de gás carbônico liberado por um antiácido efervescente e seu efeito sobre o pH", realizado pela turma 01 de Engenharia Civil no dia 14 de maio de 2015.
Nesta aula prática, os alunos relacionaram diversos conceitos para a prática experimental e foram responsáveis pela montagem de um aparato simples para realizar a medição do volume de gás carbônico liberado pela reação em questão.
Como trata-se de um experimento envolvendo gases, é importante estar atento as três grandezas mensuráveis: a pressão, o volume e a temperatura. A partir de estudos, foram elaboradas leis que relacionam estas três grandezas, como a Lei de Charles, a Lei de Boyle e a Lei de Gay-Lussac. essas leis reunidas e adaptadas fornecem a equação:
(Pi.Vi)/Ti=(Pf.Vf)/Tf
Sendo Pi e Pf pressões iniciais e finais, Vi e Vf volumes iniciais e finais e Ti e Tf temperaturas iniciais e finais. Essa lei é amplamente usada quando trata-se de estudo de gases. Ainda a respeito de gases existem diversos métodos para coletá-los em laboratório, um deles é a coleta a partir do deslocamento de água de uma vidraria graduada, foi dessa maneira que mediu-se o volume de gás carbônico presente na proveta. Também neste experimento é necessário entendimento de pressão de vapor, sendo esta a tendência das moléculas de passarem da fase líquida para a fase gasosa.
Além disso, neste experimento foram realizadas reações evolvendo ácidos e bases, e também testes de pH a fim de determinar dados sobre as soluções obtidas.
2. OBJETIVO
No experimento de número seis, objetivou-se interpretar e entender as leis que determinam e explicam a comportamento de gases ideais, assim como a determinação do teor de carbonato em uma amostra sólida.
Além disso, realizou-se a medição do volume de um gás e a utilização da pressão de vapor no cálculo da pressão de um gás coletado.
3. MATERIAIS
Para o experimento 05