Comunidade Europeia
Comunidade Européia na Atualidade
São Paulo, 12 de Setembro de 2009
1. Espanha
Ano de adesão à União Europeia: 1986
Capital: Madrid
Superfície total: 504 782 km²
População: 45,8 milhões de habitantes
Moeda: Membro da eurozona desde 1999 (€)
Espaço Schengen: Membro do espaço Schengen desde 1991
Os principais sectores económicos são os serviços, a indústria transformadora, a agricultura (especialmente fruta e produtos hortícolas, azeite e vinho) e o turismo.
A Espanha possui um valioso património artístico e cultural, destacando-se os pintores Velázquez, no século XVII, Goya, nos séculos XVIII e XIX, e Picasso, Dali e Miró, no século XX. Dom Quixote, a obra-prima de Cervantes, é um dos marcos da literatura europeia moderna. Por outro lado, a música e a dança características do flamenco espanhol são admiradas no mundo inteiro. Importa ainda referir os cineastas Pedro Almodóvar, Alejandro Amenábar e Luis Buñuel que foram várias vezes galardoados com prémios internacionais.
1.2 Moedas de euro espanholas
O euro (EUR or €) é a moeda comum para a maioria das nações europeias que pertencem à União Europeia, incluindo a Espanha.As moedas de euro têm dois lados diferentes; um lado comum em toda a Europa, que indica a valor da moeda, e um lado nacional com o desenho escolhido por cada uma das nações. Cada nação da União tem um ou mais desenhos únicos para esse país.
Moedas de euro espanholas, consistem em três desenhos diferentes para cada uma das três séries de moedas. As séries menores de moedas de 1, 2 e 5 cêntimos foram desenhadas por Garcilaso Rollán, as séries do meio de moedas de 10, 20, e 50 cêntimos por Begoña Castellanos e as duas maiores moedas contêm o retrato ou efígie de Rei Juan Carlos de Espanha pela mão de Luis José Díaz. Todos os desenhos contêm as 12 estrelas da UE e o ano de impressão.
1.3 Dados da economia da Espanha
Principais setores econômicos: indústria, finanças, turismo e