Destruição da Água no Subsolo
Secretaria da Educação
E.E.E.P Raimundo Saraiva Coelho
Disciplina: Geografia;
Professor: Osvaldo Bezerra;
Curso: Design de Interiores.
Destruição da Água no Subsolo
Roana Bárbara de Almeida Gouveia, N° 38
Juazeiro do Norte – CE
2013
Introdução
O planeta Terra levou milhares de anos para que deixasse de ser uma bola incandescente e pudesse ter elementos como oxigênio e água. Através do processo de infiltração, a água moveu-se para baixo devido à força gravitacional até encontrar uma camada impermeável que a suportasse. E assim formando os Lençois Freáticos, que são lençóis são alimentados pelas águas doces das chuvas e podem ter proporções enormes, por exemplo, a Amazônia que possui em seu território o maior lençol freático do mundo, o Aquífero Guarani. A destruição da água no subsolo é a exploração exagerada da mesma.
Desenvolvimento
A temática das águas subterrâneas aborda questão ambiental, mas, principalmente, as consequências do mau uso deste recurso hídrico que se agrava cada vez mais m decorrer da exploração exagerada. As águas subterrâneas constituem uma importante fonte de água potável, que pode ser extraída através dos poços artesianos ou das fontes que surgem por causa da saturação do solo. O problema é o manejo inadequado dessas reservas subterrâneas que acarretam inúmeros problemas de abastecimento em vários países do mundo. Esses problemas são provocados principalmente pela extração descontrolada da água dos lençóis freáticos, as políticas públicas não tomam as medidas necessárias e cabíveis para a solução do problema, além de não regular-se a forma sustentável de extração da água, ainda percebe-se o descaso com as fontes de abastecimento dos lençóis freáticos.
A vegetação que também é grande fonte de de infiltração de água no subsolo está sendo destruida sem nenhum pudor. Esses problemas geram complicações que comprometem a agricultura que funciona na maioria das vezes com água