Destino dos resíduos- vespasiano
CIDADE/ESTADO: VESPASIANO - MG
1. INTRODUÇÃO :
Uma pesquisa feita com o objetivo de saber o destino dos resíduos da cidade,no Município de Vespasiano pertencente à Região Metropolitana de Belo Horizonte e tem a história de seu desenvolvimento fortemente ligada ao crescimento da capital.
• Os problemas ocasionados.
• Moradores sem instruções.
• Prefeitura não faz a coleta.
• Todo o resíduo destinado ao aterro.
2. DESENVOLVIMENTO Por dia estima-se que são produzidas 60 toneladas de lixo. Todo esse lixo recolhido pela Prefeitura de Vespasiano é destinado ao Aterro controlado do Município, sem exceção (industrial e doméstico).
O aterro ainda recebe lixo de cidades vizinhas Confins e São José da Lapa.
O local está cercado e identificado. Possui sistema de drenagem pluvial e de gases, os resíduos são depositados em células,formando plataforma e cobertos com terra diariamente.
Estudos realizado pelo coordenador geral Sr. Pedro Dionísio Soares Fonseca, engenheiro Civil CREA MD 11307/D, mostra a quantidade de lixo produzida por dia.
Resíduos Porcentagem
Matéria Orgânica 58,4%
Metais Ferrosos 2,73%
Metais Não Ferrosos 1,54%
Papel/Papelão 9,86%
Plástico duro 9,70%
Plástico Firme 2,89%
Trapos e couro 2,64%
Vidro 4,34%
Borracha 1,14%
Madeiras 3,47%
Outros 3,29%
Na cidade de Vespasiano não tem nenhuma lei que estabelece a coleta seletiva de lixo.
Com 101,846 habitantes a Prefeitura não faz campanha para conscientizar a população na hora de segregar os resíduos, da importância da coleta seletiva.
São quatro associações de catadores e recicladores,porém nenhuma delas tem vínculo com a Prefeitura.
São dezoitos pessoas que trabalham de um modo precário, faltando mão de obra, infra estrutura, materiais de qualidade e principalmente a falta de ajuda dos próprios moradores.
O que mantém a renda