Destilação e solubilidade
- A destilação é uma técnica muito usada em experiências de separação de componentes líquidos de uma mistura homogênea ou para separar líquidos de sólidos. Na destilação, a solução que vai ser destilada é colocada em um balão e vai sendo gradativamente aquecida até atingir o ponto de ebulição, mudando de fase, transformando em vapor o componente mais volátil, sobe e ao passar pelo condensador, muda novamente de fase para líquido e é recolhido em uma proveta. O componente menos volátil permanece no balão na forma de resíduo e o que passa pelo condensador se torna o destilado. Em uma destilação simples de solução a temperatura não é constante devido a variação da composição do vapor.
- Neste método de destilação fracionada, usa-se um balão de destilação uma coluna de Vigreux, um condensador e um receptor. A mistura a ser purificada é colocada no balão de destilação, que é aquecido. Surge então um vapor quente. Ele sobe pela coluna, mas vai se resfriando ao longo dela e acaba por condensar-se. Com a condensação, o composto volta a forma líquida, que retorna à fonte de calor. Vapores sobem continuamente pela coluna e acabam por encontrar-se com o líquido. Parte deste rouba o calor do vapor ascendente e torna a vaporizar-se. Este ciclo ocorre repetidas vezes ao longo de todo o comprimento da coluna.
Os vários obstáculos instalados na coluna forçam o contato entre o vapor quente ascendente e o líquido condensado descendente, gerando sucessivas destilações simples. Quanto maior a quantidade de estágios de vaporização-condensação e quanto maior a área de contato entre o líquido e o vapor no interior da coluna, mais completa é a separação e mais purificada é a matéria final. A cada salto de temperatura no termômetro, devem-se recolher os destilados correspondentes.
- A solubilidade é a propriedade que uma substância tem de se dissolver espontaneamente em outra. A quantidade da substância dissolvida, vai depender de cada