Destilação simples
A destilação é uma técnica muito usada em experiências de separação de componentes líquidos de uma mistura homogênea ou para fazer a separação de líquidos e sólidos. Na destilação, a solução que vai ser destilada é colocada em um recipiente adequado (balão) e vai sendo gradativamente aquecida até atingir o ponto de ebulição, momento em que muda de fase transformando-se em vapor, assim, o componente mais volátil transformado em vapor sobe e, ao passar pelo condensador, muda novamente de fase para líquido e é recolhido em um Erlenmeyer ou uma Proveta. O componente menos volátil permanece no balão na forma de resíduo e o que passa pelo condensador se torna o destilado. Em uma destilação de simples de solução a temperatura não é constante devido a variação da composição do vapor.
Existem diferentes formas de destilação como: destilação simples, destilação fracionada, entre outras.
A prática feita pelo grupo utiliza o método de destilação simples.
Objetivos
Objetivo geral
Fazer a separação, via destilação simples, de uma solução de água e Cloreto de Sódio. Observando as diferenças de temperatura no momento inicial da ebulição da solução e fazendo o acompanhamento com anotações das mudanças de temperatura.
Materiais e reagentes utilizados
Proveta de 50, 100 e 250mL
Balão volumétrico
Tubos de ensaio
Sistema de destilação
N-Hexano
Toluol
NaCl (cloreto de sódio)
AgNO3 (nitrato de prata)
Água destilada
Pérolas de destilação
Procedimento Experimental I (Destilação) 1. Adicionou-se 45 mL de n hexano dentro do balão de fundo redondo com o auxílio de uma proveta (para medir o volume);
2. Adicionou-se 105 mL de toluol dentro do balão de fundo redondo com o auxílio de uma proveta (para medir o volume);
3. Montou-se um sistema de destilação simples como mostrado na figura seguinte: 4. Iniciou-se o aquecimento do sistema;