auditoria
Diante das constantes mudanças ocorridas no cenário econômico, as empresas buscam novos mercados, competindo por espaços, como conseqüência, foi necessário rever as formas de administração e controles, visando a transparência e a redução de custos na produção, seja ela, de produtos ou serviços. O trabalho da Auditoria surgiu para atender as necessidades criadas através da evolução com a expansão das organizações e dos mercados consumidores. Esta pesquisa bibliográfica, comprovou que a Auditoria interna e a externa, tem papel relevante, fornecendo aos usuários segurança e controle sobre o patrimônio das empresas. Buscamos esclarecer que o objetivo da auditoria é maximizar o grau de confiança nas demonstrações contábeis, mediante opinião do Auditor externo comparando as Demonstrações Contábeis e uma estrutura de relatórios financeiros utilizados dentro das organizações.
1 O embasamento teórico do trabalho enfatiza a necessidade que as empresas têm de informações fidedignas que auxiliem na tomada de decisão rápida e segura. A acirrada competição do mercado devido à evolução das organizações faz com que os Gestores se utilizem das ferramentas da Auditoria Interna e Externa que surgiram para suprir as necessidades dos usuários. Portanto, esta pesquisa apresenta o exercício da Auditoria Interna e Externa, bom como suas atribuições e principais diferenças.
Segundo Attie (1998, p.25), “a auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e a eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado”.
Para Crepaldi (2002, p. 22),
Auditoria compreende o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmação, internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes.
Trabalhos executados pela