Destilação fracionada
Objetivo do ensaio
Realizar a destilação de álcool de uma amostra de vinho, pelo método de destilação fracionada e determinar seu teor alcoólico.
Introdução
O processo chamado de destilação pode ser causado propositalmente pelo homem, mas também pode ser observada como um fenômeno da natureza muito comum em nossos dias. Isso acontece quando gotículas de agua se condensam em uma vidraça de uma janela em um dia frio, ou no para-brisa de um carro. A formação das chuvas constitui de certa maneira um processo natural de destilação.
A destilação se caracteriza por uma dupla mudança de estado físico, em que uma substancia inicialmente em estado liquido, é aquecida até atingir a sua temperatura de ebulição, assim se transformando em vapor e em seguida resfriada até que toda essa massa gasosa volte ao estado liquido. Esse processo é utilizado desde a antiguidade para a purificação de substancias e fabricação de essências e óleos. o processo utilizado para a purificação de misturas homogêneas, baseia-se na destilação simples, que consiste evaporar parte da mistura liquida, afim de separar os seus componentes. As substancias com menor ponto de ebulição evaporam primeiro ao passar por um condensador, então a substancia separada é recolhida no fim na sua forma liquida novamente. A destilação simples é utilizada quando os componentes a serem separados possuem pontos de ebulição diferentes um do outro.
Quando o ponto de ebulição dos componentes de uma mistura são bem próximos, a destilação simples não é eficaz para essa separação, sendo necessário repetir esse mesmo processo por diversas vezes. A repetição desse mesmo processo por varias vezes ou até mesmo o uso de equipamentos que simulam essas repetições é chamada de destilação fracionada. A destilação é muito importante em laboratórios de química, pois os compostos orgânicos utilizados nem sempre