Capacidades e Incapacidades Ciclo da Vida
Acreditamos que o desenvolvimento humano pode ser simples ou complexo dependendo da maneira que for conduzida a primeira fase da vida, sendo essa determinante para as demais.
Em todas essas fases teremos capacidades e incapacidades que poderemos detectar se não conosco, em nossos filhos , familiares e pacientes.
Portanto essa é a importância do fisioterapeuta entender e perceber em que fase o seu paciente está e quais as capacidades já foram desenvolvidas e as que ainda serão desenvolvidas. Ou incapacidades que possam estar passando não só pela patologia que estão tratando, mas também pela fase da vida.
A Infância ( Nascimento até adolescência)
A criança descobre o paladar, olfato, visão, coordenação motora, começa a andar e a interagir com a pessoa que cuida dela. Já identifica o sim e o não.
Aprende a falar, a brincar com outras crianças, sabe usar o banheiro, vai para escola e já sabe o que é o certo e errado para essa fase.
Dependem diretamente dos pais ou do responsável por elas, para ensiná-las a descobrir o que foi citado acima.
A Adolescência
Logo no inicio dessa fase temos a puberdade. Tanto a menina como o menino tem mudanças marcantes no corpo.
O adolescente já tem responsabilidades que antes não lhe eram atribuídas quando na infância, já pode até votar. É uma fase que é marcada por grandes amizades. Fase propicia para desenvolvimento em alguma modalidade de esporte. Geralmente entram para a faculdade.
Como essa fase é cheia de descobertas! Com isso todos nós ficamos um pouco perdidos e precisamos dos nossos pais ou responsáveis para conversar sobre cada dúvida que surge no meio do caminho, e não são poucas!
A fase Adulta
Geralmente é essa a fase que as pessoas casam e tem filhos. Também estão em ascensão na vida profissional.
Fazer muitas coisas ao mesmo tempo, nem todas as pessoas nessa fase conseguem administrar ” tudo” ao mesmo tempo. Acredito que podem ter ficado algumas