Sistema ósseo
Assunto:
MEDICINA LEGAL
Temas: CAPÍTULO I 1- Sexologia Forense 2- Impedimentos Matrimoniais 3 - Conjunção Carnal 4 - Impotência 5 - Gravidez 6 - Parto e Puerpério 7 - Morte do feto e recém-nascido 8 - Ultrage Público Tema Comum: transfusão de sangue e vínculo genético
Temas: CAPÍTULO II 1- Atentado Contra o Pudor 2- Violência em Sexologia 3- Personalidade 4- Oligofrenia/Demência 5- Neurose/Psicose 6- Alcoolismo
CAPÍTULO I
Tema 1 - Sexologia Forense
1.1- Conceito :
É o estudo dos problemas médico-legais ligados ao sexo. É objeto de estudo da sexologia forense todos os fenômenos ligados ao sexo e suas implicações no âmbito jurídico.
1.2- Sexo Normal :
Considera-se o sexo como normal quando é fruto do interesse de duas pessoas em atingir um equilíbrio, nos planos físico, psicológico e social, com a finalidade reprodutiva.
a) sexo genético: a definição do sexo de um indivíduo é realizada a partir de seu genoma, ou seja, dos genes da pessoa. Na espécie humana, os genes estão distribuídos em 23 pares de cromossomos, sendo 22 pares de autossomos e um último par XX ou XY (44A+XX ou XY). É justamente este último par que define o sexo dos indivíduos. XX corresponde ao sexo feminino, e XY corresponde ao sexo masculino.
Células de pessoas cromossomicamente femininas apresentam uma substância chamada cromatina sexual. Barr desenvolveu um teste que identifica a existência desta substância em células da mucosa bucal, chamado Teste de Barr ou da Cromatina.
Nos casos em que é difícil a identificação, realiza-se o teste. Resultados positivos caracterizam o sexo feminino, enquanto que negativos o masculino.
b) sexo endócrino: o desenvolvimento dos aparelhos reprodutores e dos sinais