Destilação fracionada
Observar a separação de líquidos por meio da destilação fracionada.
INTRODUÇÃO
A destilação fracionada é utilizada para separar líquidos com temperaturas de ebulição diferentes, mas ainda assim próximas. Permite repetir sucessivamente as destilações, de modo que a substância seja redestilada, saindo do aparelho somente o líquido mais puro.
A substância utilizada foi o vinho, e a experimentação teve como objetivo, além da observação do funcionamento da destilação fracionada, a observação da quantidade de álcool que seria possível extrair de 100mL de vinho, que no caso foram 10mL.
No processo de destilação fracionada as substâncias foram aquecidas, e a substância com menor ponto de ebulição evaporou primeiramente, para em seguida evaporar a substância de maior ponto de ebulição. Nesse processo, a primeira substância, que evapora mais facilmente, entrou em contato com a coluna de fracionamento e condensou. Já a segunda substância continuou subindo, até encontrar o condensador.
Nesse processo também utilizou-se um termômetro para o controle das temperaturas de ebulição.
Ao final do processo, o balão de vidro conteve a substância menos volátil, e o béquer armazenou a substância mais volátil, o álcool.
MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS
Manta de aquecimento
Suporte universal
Balão de vidro
Coluna de fracionamento (Vigreaux)
Condensador de Liebig
Mangueira
Pérolas de vidro
Béquer
Água
Vinho
Vaselina
PROCEDIMENTO E OBSERVAÇÕES EXPERIMENTAIS
Colocou-se a mistura heterogênea, que no caso era o vinho, no balão de vidro e este foi aquecido, logo, a substância que possuía o menor ponto de ebulição evaporou ao passar pelo condensador transformando-se em líquido e assim foi armazenada no béquer, ficando separada do restante da mistura. Ao final da destilação, o béquer possuía o líquido mais volátil e o balão o líquido menos volátil. Observou-se que no vinho a mistura mais volátil é o álcool, pois foi esta substância que evaporou