Destilação de uma mistura de água e acetona
Ano Lectivo 2012/2013
Objectivos * Realizar uma destilação simples e uma destilação fraccionada; * Identificar o tipo de destilação mais adequado à separação dos componentes de uma mistura.
Introdução Teórica
A destilação é a técnica mais comum em experiências de purificação de líquidos quando se trata de uma mistura homogénea. Este processo consiste na volatilização e posteriormente na condensação dos vapores produzidos, sendo estes enviados para recipientes separados. Pode-se recorrer a dois tipos de métodos: a destilação simples e a destilação fraccionada. A diferença principal na escolha do método a utilizar está no ponto de ebulição dos componentes envolvidos A destilação simples é usada quando existe uma diferença acentuada entre dos pontos de ebulição dos líquidos da mistura. A mistura é colocada num balão de destilação aquecido por uma manta de aquecimento. O balão é tapado com uma rolha com um termómetro incorporado de modo a controlar a temperatura para se obter um destilado o mais puro possível. Ligado ao balão há um condensador que é formado por uma parede dupla, sendo que por dentro irá estar o destilado e a parede exterior será percorrida por uma corrente de água fria, no sentido contrário ao deslizamento do destilado. Para finalizar uma proveta que recebera o líquido destilado.
A destilação fraccionada é usada quando os pontos de ebulição têm uma diferença mais pequena e se deseja faze uma separação mais eficaz e controlada dos componentes da mistura. Para além do material utilizado na destilação simples, incorporam-se ainda uma coluna de fraccionamento e uma cabeça de destilação. A coluna de fraccionamento serve essencialmente para que o líquido destilado tenha mais superfície de contacto, proporcionando assim, numa única destilação, várias vaporizações. Isto conduzirá a uma obtenção de líquidos puros. A cabeça de destilação faz a ligação entre o condensador e a proveta, sendo