A pena de morte
A pena de morte e um ato da justiça, sujeito às regras do direito e da lei. Esta pena foi praticada ao longo dos tempos com especial referência para o nazismo. A pena de morte consiste na eliminação de indivíduos julgados (indesejáveis, criminosos).
Historicamente, a pena e utilizada em casos de assassinato, espionagem, violação, adultério, homossexualidade, corrupção política e não seguir a religião oficial em países teocrático.
A pena de morte continua a ser utilizada em crimes comuns em vários países como é o caso do Afeganistão, Arábia Saudita, Argélia, Camarões, Cazaquistão, Qatar, Zâmbia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Cuba e Egipto e Iraque. Por outro lado ainda existem países que utilizam a pena de morte mas em casos excecionais, como por exemplo a traição à pátria em tempo de guerra, estes são a Argentina, Chile, China, Israel, Nigéria. Quénia, Peru e Tunísia, os restantes países aboliram a pena de morte.
Que futuro tem a pena de morte? Onde estão os direitos humanos? A pena de morte é um ato que está cada vez menos utilizado, dado que há instituições como a negociar com os países que ainda utilizam esta técnica para a abolir. muito A pena de morte é um ato que previne um elevado número de crimes, porque esta pena pode ser motivo para os criminosos não executarem os crimes.
http://www.jn.pt/multimedia/infografia.aspx?content_id=1532751
http://www.amnistiainternacional.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=74&Itemid=58