Trabalhos
Os requisitos de um sistema são descrições dos serviços fornecidos pelo sistema e as suas restrições operacionais.
Alguns dos processo de engenharia de requisitos são resultantes da falta de uma clara separação entre esses diferentes níveis e descrição. Para uma visão mais clara podemos separar os requisitos em: 1. Requisitos de usuário são declarações das restrições sob as quais ele deve operar. 2. Requisitos de sistema definem, detalhadamente, as funções e os requisitos operacionais do sistema.
Devemos manter diferentes formas de especificação do sistema, pois diversas pessoas irão ler as especificações e para cada uma há uma forma diferente de interpretação e interesse, manter um titulo bem definido como ênfase e uma parte mais detalhada para os que realmente querem conhecer os passos exatos do sistema.
6.1 Requisitos funcionais e não funcionais
Requisitos funcionais são declarações de serviços que o sistema deve fornecer, como o sistema deve reagir a entradas específicas e como o sistema deve se comportar em determinadas situações.
Requisitos não funcionais são restrições sobre os serviços ou as funções oferecidas pelo sistema. Em geral, eles não se aplicam às características ou serviços individuais de sistema.
Requisitos de domínio, são requisitos provenientes do domínio da aplicação do sistema e que refletem as características e as restrições desse domínio. Eles podem ser requisitos funcionais ou não funcionais.
6.1.1 Requisitos funcionais
Os requisitos funcionais de um sistema descrevem o que o sistema deve fazer. Esses requisitos dependem do tipo do software que está sendo desenvolvido, dos usuários e da abordagem geral considerada pela organização.
Ao definir os requisitos de software devemos ter certeza de o mesmo ser completo e consistente. Completo significa que todos os serviços exigidos pelo usuário devem ser definidos. Consistência significa que os requisitos não devem ter definições contraditórias.
6.1.2