Destilação Fracionada
Gleice Martins Silva-030179
Jéssica Leal – 029663
Leonardo Sabóia Francisco - 029826
Luana Elias Gomes - 029504
Luene Vieira dos Santos – 029538
Pamela de Souza Barboza – 029986
Destilação Fracionada
Química Geral I
Marcia Palomares
Data da aula: 29/03/2012
São Bernardo do Campo
2012
Introdução:
A destilação fracionada é utilizada na separação de líquidos homogêneos que tenham diferentes pontos de ebulição, mas que essa diferenças seja menor que 80˚C. Este processo é baseado no aquecimento da solução e, inicialmente, ocorre a separação do líquido de menor ponto de ebulição. A solução contínua sob aquecimento, e o líquido com o ponto de ebulição acima do primeiro é separado. E assim, ocorre sucessivamente, até a separação do líquido com maior ponto de ebulição.
Existem casos de misturas homogêneas de líquidos que não podem ser separadas por destilação fracionada, pois se comportam como se fossem substâncias puras. Essas misturas são denominadas misturas azeotrópicas. A mistura de água e álcool é um exemplo de mistura com essa natureza.
Na aparelhagem é utilizada uma coluna de fracionamento. Onde a sua função é fazer com que os vapores percorram o trajeto mais difícil e longo possível, para isso o tubo é preenchido, por exemplo, por anéis de rach, que aumentam a superfície de contato fazendo com que parte do vapor do líquido menos volátil volte a se condensar aumentado sua concentração no interior do balão. Enquanto isso, o líquido mais volátil é completamente destilado. Quanto menor a diferença entre os pontos de ebulição dos líquidos, maior deverá ser a altura coluna ou a área de contato.
Para evitar a ebulição tumultuosa de um líquido durante a destilação, adicionam-se alguns fragmentos chamados de “pérolas de vidro”. Estes liberam pequenas quantidades de ar e promovem uma ebulição mais regular.
A destilação fracionada é o método mais utilizado em indústrias petroquímicas para separar os diversos